quarta-feira, 7 de abril de 2021

Humilhação

 


O fariseu e o cobrador de impostos - Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais:

«Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.'

O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»


Esta passagem bíblica matutou-me a cabeça durante a noite e principio da manhã. Entre a noite escura e o nascer do Sol mais um dia.

Depois de pensar ou ser levado a pensar, fez-me perceber que estas palavras ainda hoje estão válidas, como todas as outras das Sagradas Escrituras.

Ainda hoje os que se tem por justos (eu não me tenho como tal, confesso) e na linguagem dos nossos dias, não passam de hipócritas, de gente sem escrúpulos, de pessoas de mau fundo, que desprezam os demais. Ainda hoje, até mesmo na zona onde podemos residir, existem irmãos em Cristo (sim irmãos, porque também foram batizados) que falando alto e em bom som, vão julgando os demais (muitas vezes inocentes), de factos quem nem estes sabem.

Vão lançando em terra árida, sementes de incerteza e duvida. Vão envenenando aguas salobras. Vão minando os campos há volta daqueles que se deixam ir em cantigas daquele que apenas quer o nosso mal.

Já os cobradores de impostos, muitos deles sem o sentirem, não conseguem ouvir a oração interior do fariseu. Apenas Deus Ouve e apenas Ele poderá fazer justiça.

Como humanos e pecadores, vezes sem conta somos tentados a querer que a Sua justiça seja breve e rápida. Que a Sua justiça seja igual há nossa, que seja como no Antigo Testamento “Olho por olho, dente por dente.” e “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”. No entanto, Jesus veio dizer-nos o oposto. Veio dizer-nos para oferecermos a face esquerda e amar os nossos inimigos e aqueles que nos perseguem.

Num tempo de falsidades atrozes, onde os fariseus são vistos como profetas, quão difícil é Senhor ser um simples cobrador de impostos.

A esperança daqueles que dizem: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' está n`Ele, apenas nos esquecemos que o Seu tempo é diferente do nosso. Apenas nos esquecemos que a Sua justiça até pode não ser neste mundo.

Peço-Te Meu Senhor e Meu Deus, dá-me forças suficientes para saber levar a minha cruz e aceitar todas as humilhações a que sou sujeito, para que um dia, caso seja digno, possa ser exaltado.


Paulo Roldão

6 de abril de 2021


Sem comentários:

Enviar um comentário